domingo, 31 de março de 2013

MD - Origem da Páscoa

Eostre que nas representações 
ela está sempre rodeada de coelhos 
que representam a fertilidade.
Haail! Hoje é um dia muito especial para o cristianismo, hoje é Pascoa. Sim hoje é dia daquela linda festa do coelhinho (se é que é festa). 

Para o cristianismo comemora a ressurreição de cristo, para os judeus se comemora o Pessach, e para o antigo povo pagão se comemorava a chegada da primavera e com certeza uma grande parte dos símbolos que usamos para a pascoa vem do povo Pagão. 

Tudo começou com a deusa Eostre ou em nórdico Ostara que evoluiu em inglês para Easter, que também é conhecida nos bares como deusa da primavera. 

No hemisfério norte a primavera começa no final de Março que é quando o dia e a noite passa a ter a mesma quantidade de horas, durante este tempo acontecia varias festas pagãs em homenagens a deusa Eostre. Uma das principais tradições deste festival é a decoração de ovos, os ovos assim como os coelhos representavam a fertilidade que chegava com a primavera. 

Dizem que também foi nesta época que começou a surgir a tradição de esconder os ovos para as criancinhas achar, na verdade isto foi criação de Loki mesmo (igual esse blog).
Eostre com seu Coelho Branco

P.S: Percebi que essa quarta-feira dia 27 foi a ultima Wednesday do mês e infelizmente nem escrevemos a nossa tradicional Bandas de Wednesday, mas vejo que ninguém sentiu falta, então continuaremos com a nossa programação "normal".

P.S²: Acho que este é o mais resumido texto que já escrevi, mas é que pascoa me lembra coelhos brancos que me lembra que sou cherojo venham me cheirar

Nenhum comentário:

Postar um comentário