quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

EA - Diferença entre Folk e Viking Metal

É comum vermos uma mesma banda recebendo diferentes rótulos. Tomemos como exemplo a banda Ensiferum. Alguns dizem que é Folk Metal, outros dizem ser Viking Metal, outros Folk/Viking e a própria banda se rotula como “Heroic Folk Metal” . Nesta confusão de nomes, muitos noobs ouvintes se perguntam o que diabos difere Folk Metal e Viking Metal.

Pois bem, a verdade é que não é possível dizer a diferença (Obrigado, ajudou muito!). Permita-me explicar. Não existe diferença por que são duas coisas de funções distintas, portanto não faz sentido compará-las.

“Viking Metal” nem deveria ser visto como um subgênero do Metal. Não há nada (no que diz respeito à melodia) que o caracterize como um estilo musical único (sdds “Gothic Metal”). A temática das letras e o vestuário  não é suficiente para definir um subgênero, isto deve ser feito através da melodia, da musicalidade. Se você tiver uma banda de Folk Metal e se vestir de pirata, ninguém vai dizer que você toca “Pirate Metal” (não, pera, vão sim '-')   (mas não deveriam)  (mas vão sim '-'   ).

Amon Amarth é Death Metal melódico ou Viking Metal?

Mesmo tendo influências folclóricas, sabemos que Amon Amarth não é Folk Metal, pois não há reflexos dessa influência em sua sonoridade (como instrumentos típicos, partes cantadas em coro, melodias tribais, sasparada aew)

De fato, qualquer um que tenha a mínima noção dos subgêneros do Metal está ciente que a base melódica da banda é o Death Metal melódico, isso dispensa explicações (até porque eu não tô afim de explicar, risos).

Seguindo a linha de raciocínio anterior, Amon Amarth também pode ser classificada como Viking Metal, pois eles fazem referência aos Vikings e tocam Metal, então fazem Viking Metal dãã

Poorrrtanto, podemos dizer que Amon Amarth pode ser rotulada como Death Metal melódico e pode ser classificada como Viking Metal.

Conclusão:

“Folk Metal” é o sub-gênero que caracteriza a melodia de uma banda e “Viking Metal” é uma forma de classificação que se refere à sua temática.

Conclusão ignorante alternativa:

Viking Metal, Battle Metal, Heroic Metal, Gothic Metal, Pagan Metal, Celtic Metal, WTF Metal são todos rótulos inventados como estratégia de marketing para fazer com que uma banda seja vista como única ou pioneira de um determinado estilo, algo totalmente desnecessário que só serve pra fazer confusão . Vlw, flw.

2 comentários:

  1. boa explicaçao so confirmou oq eu ja sabia ou quase neh mas agora tenho certeza e tbm se vc for pela lógica é basicamente isso mesmo.

    ResponderExcluir