domingo, 6 de outubro de 2013

MD - 9 Virtudes

Hail Guardiões! primeiro quero pedir desculpas pela falta de postagens aqui, mas ta foda conseguir tempo (um dia deveria ter 48 horas), mas vou tentar postar pelo menos duas vezes por mês. 
 
Percebi que nunca escrevi sobre as 9 virtudes asatrú, para quem não sabe essas virtudes são um dos princípios para ser um 'viken melior' que são muito importantes não só para os Asatrú, mas também para os os cristãos, os macumbeiro, os Jotun, os Elfos, os Funkeiros e qualquer pessoa humana que está lendo esta runa. 
 

AS NOVE VIRTUDES DE NOBREZA DA ALMA

 

CORAGEM

Vamos começar com a Coragem, mas esta não é a coragem de ir para a guerra e não ter medo de morrer, ou enfrentar um Jotun de gelo, ou qualquer tipo de 'coragem' que esteja relacionado com o fisico (na verdade está relacionado sim, mas não de um modo tão fisico). Esta coragem esta relacionada a Verdade e a Honra, você precisa de coragem para admitir os seus erros, e coragem para enfrentar as novas oportunidades, porque só assim você conhecera seus limites, porque o seu unico "inimigo" não está aqui fora, mas esta dentro de você.

VERDADE

A Verdade assim como todas as outras estão interligadas. A verdade é um principio. Verdade que também pode ser entendida como Honestidade, para você ser uma pessoa honesta você também precisa ter Coragem e Honra, não existe verdade sem a coragem. É preciso ser honesto ou então as pessoas não vão te levar a sério, não vão acreditar na sua palavra, vão saber que você não é uma pessoa de confiança.

HONRA

Tem muitas pessoas que confundem Honra com Orgulho, você pode ter orgulho de sua Honra sem ser arrogante, porém não são as mesma coisa, Honra é você jogar limpo, fazer o que tem que ser feito, e assim como os outros princípios você não tem Honra sem Verdade para admitir suas responsabilidades e Coragem para assumi-las. Ned Stark era um homem honrado e teve um final feliz.

FIDELIDADE

Fidelidade ou Lealdade, não é só aquele tipo de fidelidade que você tem com a sua namoradinha ou namoradim, mas também com os amigos, com a familia... Fidelidade é quando você acredita em algo ou em algum ideal e não nega as suas responsabilidade, você tem que ser fiel com você mesmo.

DISCIPLINA

Disciplina ou Justiça. Essa virtude ira fazer sentido a partir do momento em que você entender que nos contos nórdicos o universo vem do caos; Seguindo a lógica nórdica possui duas forças no universo: a Ordem (disciplina) e o Caos. Se existisse apenas a Ordem o mundo seria sempre o mesmo, não existiria mudanças e é ai que entra o Caos, ele serve pra desestabilizar a perfeição, isso fica claro nos contos nórdicos em que Loki é o "caos em pessoa" (expliquei melhor isso na Personalidade Lokiavélica). Alias esse conceito de dualidade do universo tem até no Taoismo com o fundamento do Yin-yang.
O nosso caos é a nossa própria liberdade, temos milhões de escolhas para fazer na vida e isso é o que faz ela ser dinâmica, porém temos que ter a disciplina para não viver apenas no caos.

HOSPITALIDADE

Este principio é bem antigo e era muito usado antigamente, pois existiam muitas pessoas que viajavam de cavalo e nem sempre tinha GPS e dependendo da viagem não tinha onde passar a noite, ae dependia da hospitalidade das pessoas que se encontravam no local.
"Mas Guardião, como isso aplica a hoje em dia?" Principalmente com a compaixão, porque receber alguém estranho em casa precisa de muita compaixão pelo próximo, claro que essa virtude não é apenas compaixão, mas sempre trate as pessoas do modo como você quer ser tratado.

LABORIOSIDADE

O nome é estranho, mas na verdade a mensagem que essa virtude quer ensinar é que devemos trabalhar para o nosso próprio sustento, o oposto dessa virtude é o parasitismo (viver nas costas dos outros). Você precisa ter coragem para trabalhar duro e Sabedoria para conseguir a prosperidade. Tem até um verso do Havamal que fala sobre isto:

"É melhor Ter uma cabana pequena,
E ser o mestre em seu próprio lar:
Um bode e uma cabra e um teto encordoado
Ainda serão melhores do que ser um pedinte." 
Havamal - Verse 36

INDEPENDÊNCIA

Esta virtude esta muito ligada com a Laboriosidade e Liberdade. Você sabe qual é a primeira coisa que você ganha com a independência? Você ganha a Liberdade. Se você é uma pessoa parasita (oposto de laboriosidade), que vive em função da dependência dos outros, a ultima coisa que você tem é a independência

PERSEVERANÇA

Perseverança ou Paciência. Essa virtude nos ensinas que não devemos desistir,  afinal somos Brasileiros Vikings e não desistimos nunca, se você tem um sonho, você deve ter paciência e persistir nele até que você o alcance.

Antes que venham me saquear. Tudo desta nesta runa é o que entendemos das 9 virtudes e não a verdade absoluta, nosso único objetivo aqui é divulgar as virtudes (até porque resumimos muito a explicação delas),  se você quer saber mais da Religião Nórdica pergunte ao amigo Google. 

- That's All Folk's -

3 comentários:

  1. Hail Brother from North...

    Bela runa amigo. Desde que conheci a Ásatru tenho vivido sob estas 9 virtudes e tenho de afirmar que tudo melhorou meu amigo, viver desta maneira me trouxe outro modo de ver o mundo e até a me ver de outro modo.

    Que Odin sempre olhe por este viking super (fodão) gente boa que é você... xD
    Quem sabe um dia nos encontremos em Asgard, (maldito século XXI)...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hail Ronnielly !!!

      Mas é verdade, quando você conhece essas virtudes e guarda elas no cérebro (ou coração), faz você enxergar o mundo diferente, faz com que a gente tenha atitudes diferentes das que nós tínhamos antes hahahaha.

      Mas enfim, Obrigado pelo elogios Ronnielly, você é sempre bem vindo aqui cara. E como ja dizia Led Zeppelin: "Valhalla, I am coming!"

      Excluir
  2. Sou asatru mesmo sem saber que era, deisde sempre me identifico com o místico e foi no asatru que me encontrei como ser existente. Mesmo sem ter um grupo ou clã para as práticas e ritos, sigo sozinho ^^

    ResponderExcluir